Jueves 22 de mayo de 2025 – Guanacaste Aeropuerto, membro da rede VINCI Airports, em conjunto com o Instituto Costarricense de Turismo (ICT), anuncia o lançamento de uma nova rota internacional operada pela Delta Airlines que conectará o Aeroporto Metropolitano de Detroit (DTW) com o Aeroporto de Guanacaste (LIR) a partir de 20 de dezembro de 2025.
O novo serviço será oferecido uma vez por semana, nos dias de sábado, a bordo de um Boeing 737-900 ER com capacidade para 180 passageiros. Com esta incorporação, Guanacaste se converte no único aeroporto da Costa Rica com conexão direta da cidade de Detroit, ampliando também a oferta de acessos para a região norte do país.
“Estamos satisfeitos em anunciar esta nova operação da Delta para a próxima temporada alta 2025-2026. Nossa equipe de desenvolvimento de rotas continua cosechando frutos com a abertura de rotas diretas de mercados estratégicos. Este novo voo direto permite o fluxo de mais turistas de uma zona ampla com grande potencial de demanda. Assim, impulsionamos a mobilidade positiva e contribuímos com o desenvolvimento econômico de Guanacaste”, afirmou César Jaramillo, gerente geral de Guanacaste Aeropuerto.
Nesta nova conexão, a Delta Airlines refugiou sua posição como uma das principais companhias aéreas que movimentam passageiros entre os Estados Unidos e Guanacaste, fazendo esta rota para as operações de Atlanta (ATL), Boston (BOS) e Minneapolis (MSP).
"A atração de linhas aéreas e novas rotas procedentes de nossos principais mercados emissores é um dos trabalhos estratégicos nas que mais enfatizamos do Instituto Costarricense de Turismo. Nos complacemos anunciar este novo voo desde Detroit, que pela primeira vez nos conectaremos diretamente com a Costa Rica. Agradecemos a confiança da Delta em nosso país como destino", afirmou William Rodríguez, ministro do Turismo.
Segundo os dados mais recentes do ICT, 634.110 turistas estadounidenses visitaram a Costa Rica por via aérea no primeiro trimestre de 2025, consolidando os Estados Unidos como o principal mercado emissor de viajantes no país.
Estes visitantes desfrutam principalmente de experiências de sol e praia, observação de flora e fauna, gastronomia local, aventuras ao ar livre (como dossel), visitas a águas termales, vulcões, parques nacionais e prática de surf.